0

Para muita gente, o novo contexto mundial trouxe mudanças impactantes na rotina de trabalho. Inúmeros profissionais estão executando suas funções de casa e para uma grande parcela, essa configuração é uma novidade.
Manter os funcionários motivados já é um desafio. A maioria dos entrevistados de uma pesquisa da Harvard Business Review, alegam ficar menos motivados em casa do que no escritório. A inspiração para trabalhar de forma mais produtiva pode estar ligada ao cuidado com a saúde e a resposta para colaboradores mais motivados e satisfeitos pode ser o incentivo à práticas mais saudáveis. Veja como:

UMA CONVERSA DIRETA

Antes de apresentar uma lista de dicas para os colaboradores, que tal conversar abertamente? Questione e ouça o que eles têm a dizer. Como está sendo a rotina? Quais as dificuldades, os obstáculos? O que os impedem de adotar medidas mais saudáveis no dia a dia? Quais outras questões eles têm para levantar? O físico é importante, mas uma boa roda de conversa pode ajudar – e muito! – a saúde mental do quadro de pessoas.

HORA DE COMER BEM

A alimentação requer cuidados em qualquer circunstância, mas com o home office, muitos acabam não estipulando um horário adequado para comer, pedem comida pouco saudável ou, até mesmo, nem comem. Aproveite para inspirar! Faça um convite oficial: reserve um horário específico na agenda de todos os funcionários e envie o compromisso por e-mail, por exemplo. Escreva uma mensagem sobre a importância de fazer uma pausa para comer bem. CEOs de grandes empresas têm utilizado a técnica e o resultado é muito positivo!

ALONGAR É PRECISO

Um bom alongamento tem efeito poderoso! A comodidade de sair da cama e ir direto para a mesa de trabalho provoca um costume perigoso e prejudicial. Para mudar esse hábito, bastam alguns minutos de um alongamento diário, antes de começar as tarefas. Programe o envio automático de uma série de alongamentos para o início do dia. Um material rico e explicativo chegando sempre no mesmo horário vai animar a equipe e ajudar os mais esquecidos.

VAMOS AO FÍSICO!

As atividades físicas também têm benefícios fantásticos. Mas é importante entender que nem todos os colaboradores terão as condições necessárias para praticar alguns exercícios específicos. Tente separar em grupos: para os mais habituados, incentive com dicas de exercícios mais pesados e complexos. Para os novatos, promova o envio de informações com exercícios mais leves e posturais. Assim, todos sairão ganhando e mais estimulados.

Tenha em mente que, em um período delicado como esse, o envolvimento de todos é necessário para que tudo dê certo. Envolva todo mundo no processo, colaboradores, gestores e diretores. A motivação cresce quando todos se unem.

DEIXE SEU COMENTÁRIO