Plano de saúde coletivo vs. individual

No momento da contratação, é importante conhecer todos os tipos de plano para saber escolher o que mais se adequa às suas necessidades. Confira neste artigo as principais características de cada modalidade e saiba como escolher o plano certo para cada situação.

Características Gerais

O plano individual ou familiar é aquele assinado entre uma operadora de planos e uma pessoa física, enquanto o plano coletivo é assinado entre uma operadora e uma pessoa jurídica.
O plano coletivo pode ser desdobrado em coletivo empresarial ou coletivo por adesão, e costumam ter mensalidades mais baratas. Entenda como funciona o plano de saúde coletivo por adesão. 

Contratação do Plano

Para fazer a contratação de um plano individual, basta procurar uma seguradora (inserir link da SQ). Para este caso, você tem livre escolha dos produtos.
Se o desejo é adquirir um plano coletivo, é preciso definir se será um plano coletivo empresarial ou um plano coletivo por adesão. No primeiro caso, é necessário um mediador, que pode ser a empresa que você tem vínculo empregatício, associações ou sindicatos que você esteja ligado.

Já o plano coletivo por adesão, é uma modalidade oferecida por uma pessoa jurídica (o corretor) a um determinado grupo de pessoas com o contrato firmado entre as partes. Todos os integrantes do plano se tornam titulares e ganham o direito a ter acesso aos serviços de assistência médica e demais coberturas oferecidas pelo plano contratado.
Na contratação de um plano, seja coletivo ou individual, a Superqualidade Seguros oferece a possibilidade de vantagens como: hospitais de primeira linha, redução de carência, ampla rede credenciada, desconto em medicamentos, aconselhamento médico por telefone e atendimento pré-hospitalar 24h.

Afinal, qual é mais vantajoso?

Ambos os planos são fiscalizados e regulamentados pela Agência Nacional de Saúde (ANS). Do ponto de vista financeiro, os planos coletivos acabam saindo na frente, mas podem sofrer sérios reajustes se a empresa não tiver uma boa administração a respeito da utilização dos seus funcionários.

Portanto, analise cada ponto de acordo com a sua necessidade e consulte um consultor especializado! Restou alguma dúvida sobre o assunto? Confira algumas dicas para contratar o plano de saúde ideal para você.

DEIXE SEU COMENTÁRIO