106515-funcionario-saudavel-sucesso-da-empresa-entenda-por-que-investir-na-saude-do-seu-colaborador

Não é de hoje que a saúde do colaborador é pauta entre CEOs e donos de empresas dos mais diversos ramos. Aos poucos, eles começaram a entender que ao investir no bem-estar e na qualidade de vida dos funcionários, o resultado na rotina de trabalho é elevado, melhorando também o desempenho do negócio no mercado.

Entre tantas ações que a empresa pode fazer, oferecer um bom plano de saúde, incentivar a segurança no trabalho, promover campanhas de conscientização, motivar a prática de atividades físicas, estimular uma boa alimentação e dar bastante atenção à motivação dos funcionários são algumas práticas essenciais.

Neste artigo, separamos alguns motivos pelos quais você deve investir na saúde do colaborador. Acompanhe!

O funcionário se sente motivado

Com campanhas de conscientização, bom plano de saúde e interesse na saúde do colaborador, a empresa demonstra que ele não é só mais um: o funcionário percebe que a organização se importa com o seu bem-estar e que, juntos, eles podem alcançar os objetivos profissionais. Isso porque atitudes assim despertam no funcionário motivação e autoestima, deixando-o ainda mais satisfeito com o local de trabalho.

Colaboradores saudáveis são mais felizes

Se você tem funcionários saudáveis, que prezam por uma boa alimentação e praticam atividades físicas com frequência, essa disposição refletirá na sua postura profissional. Esses hábitos liberam o hormônio do prazer e podem influenciar todos ao redor. Assim, os colaboradores se sentirão bem, terão menos estresse no trabalho e vão se relacionar melhor com os colegas.

O investimento na saúde do colaborador reduz faltas e atrasos

É comum que os colaboradores cheguem atrasados por consultas e faltem por afastamento médico. Porém, também há casos em que eles buscam essa saída para se afastar um pouco do local de trabalho.

De qualquer forma, tendo o suporte de um plano de saúde, o funcionário fica em dia com os exames de rotina e faz os tratamentos. Isso reduz a quantidade de faltas e atrasos por motivos médicos — afinal, mantendo a saúde em dia, eles certamente precisarão de menos atendimentos de urgência.

A produtividade do colaborador aumenta

Com o bem-estar elevado — ou seja, menos dores, menos desconfortos, sentimento melhor com o corpo — e com as idas ao hospital controladas, o colaborador consegue trabalhar com mais foco e aumentar sua produtividade. Tudo isso acontece porque, além de passar mais tempo de qualidade dentro da empresa, ele estará cuidando de si mesmo e se sentirá mais apto a realizar suas tarefas.

A empresa pode atrair e fidelizar funcionários

Uma instituição que valoriza a saúde do colaborador é bem vista pelos funcionários, pois oferece benefícios importantes e humaniza a produtividade. Isso faz com que a sua taxa de rotatividade tende a ser mais baixa, pois os colaboradores não vão querer deixar uma empresa que se preocupa com o seu bem-estar. Outro ponto importante é que a companhia se se torna ainda mais atraente para candidatos a vagas futuras.

Agora que você já conhece alguns dos motivos para investir na saúde do colaborador, basta colocá-los em ação! Reúna-se com o setor de RH da sua empresa e avalie as melhores práticas para tornar isso possível.

Gostou do artigo e quer inspirar outros gestores? Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e marque os amigos que podem aproveitar as nossas dicas!

DEIXE SEU COMENTÁRIO