1
3

Devido à crise do novo Coronavírus, o isolamento social se tornou uma nova realidade em muitos países, principalmente nos mais afetados pela doença. Por isso, para lidar com situação, a maioria da população se viu forçada a mudar seus hábitos e rotinas, dando muito mais atenção à saúde física e mental.

O nosso maior inimigo no momento é invisível e faz com que a saúde e os cuidados de uma pessoa impactem diretamente no coletivo. Não estamos falando apenas das mortes, apesar desta ser a pior parte, mas também dos efeitos nocivos na economia e das mudanças drásticas na rotina da população.

Cuidar da saúde física e mental durante a quarentena é uma atitude essencial para passar por este período com a saúde em dia, fortalecendo a mente e o corpo para superar este momento com mais energia.

 

SAÚDE MENTAL

A crise do Coronavírus desperta o sentimento de medo, uma reação natural ao desconhecido. É nossa defesa instintiva frente às ameaças reais ou potenciais vivenciados em nosso cotidiano.

Situações como a de uma pandemia tendem a despertar sensações de insegurança inerentes aos processos à situação atual e ao excesso de informações em tempo real sobre a doença.

O melhor antídoto para tais situações é o conhecimento. A utilização de fontes de informação confiáveis é um meio de tranquilização e frente ao aparente caos que adoecimentos coletivos podem propiciar. Entretanto, é importante dosar a quantidade de informações consumidas, para evitar crise de ansiedade.

 

SAÚDE FÍSICA

Praticar atividades físicas sempre foi uma grande aliada da saúde, principalmente para pessoas que trabalham muito tempo sentadas ou que não tem costume de fazer atividades. O corpo do ser humano necessita de movimento e o coração fica cada vez mais forte a cada ciclo de atividades, o que pode ser vital para acabar com riscos de doenças do coração.

Estabeleça um horário para acordar. Mesmo que você não perca mais tempo com deslocamento até o trabalho, é importante acordar cedo para ter uma rotina pela manhã bem mais tranquila, sem fazer nada com pressa.

O ideal é começar a sua rotina com um bom café da manhã e não se esquecer de que ficar na cama trabalhando de pijama pode ser uma medida pouco produtiva. Procure se vestir com roupas confortáveis e criar um ambiente agradável para realizar as suas atividades.

Fazer exercícios também é essencial, mesmo que seja apenas alongamento ou aquecimento. O corpo pede movimentação e você acaba relaxando bastante quando o corpo está ativo.

 

Pequenas atitudes, como cuidar da saúde física e mental durante a quarentena pode fazer toda a diferença para se manter saudável e passar por este momento sem sustos. Não dê bobeira com a saúde, pois cuidar de você significa cuidar de todos, principalmente neste momento em que a saúde do coletivo é tão importante quanto a individual.

DEIXE SEU COMENTÁRIO