6-estrategias-de-motivacao-para-engajar-os-colaboradores-da-sua-empresa32068

Todo gestor sabe da importância de um time de colaboradores motivado, engajado e bastante produtivo. Afinal, são as pessoas as responsáveis por trazer resultados para a empresa, e tudo flui muito melhor quando elas trabalham satisfeitas.

Listamos aqui algumas estratégias de motivação simples que podem ser aplicadas em qualquer organização e que prometem grandes mudanças. Conheça todas e se prepare para uma rotina de trabalho e uma convivência muito melhor com os seus colaboradores:

Estabelecer metas

Uma equipe motivada é aquela que sabe aonde precisa chegar. Por isso, é indispensável estabelecer metas e planos para o seu time — e acompanhar o que está sendo conquistado ao longo dos meses.

As metas servem como um norte para que cada colaborador saiba qual a sua importância dentro da organização e como trabalhar para ajudá-la a alcançar o sucesso. E acredite: essa percepção faz toda a diferença.

Dar feedbacks

Ainda falando sobre a percepção de cada colaborador de sua importância para a empresa, a cultura de feedbacks é essencial e deve existir tanto para os retornos positivos quanto negativos.

Deve ser função do líder acompanhar de perto o desempenho da sua equipe, sempre posicionando cada um sobre o que está funcionando e o que pode ser melhorado. Lembre-se de que os feedbacks devem ser individuais (é muito deselegante constranger um colaborador diante da equipe) e devem ser pensados para que a equipe possa sempre aprender sobre melhores práticas e ações.

Oferecer autonomia

Todo colaborador precisa de espaço para exercitar o seu talento e o seu conhecimento e, por isso, é interessante oferecer autonomia para que sua equipe solucione desafios, apresente propostas inovadoras e participe mais ativamente dos processos internos.

Essa mudança fará com que cada um se sinta mais confiante e envolvido com a empresa, o que tem um impacto direto na motivação.

Estar próximo

Um bom líder se esforça para manter proximidade com a sua equipe. É importante que seus colaboradores saibam que podem contar com você sempre que necessário — e isso vale para o nível profissional e pessoal.

Procure conhecer cada membro da sua equipe, reserve um tempo para conversar com eles e se faça presente no dia a dia, se atentando para as questões de cada um e mostrando que compreende o trabalho e todos os fatores envolvidos em sua execução.

Construir a confiança

Esforce-se para construir uma cultura de confiança na sua equipe. Confie em seus colaboradores (e deixe que eles saibam disso) e, principalmente, faça com que eles confiem em você.

Mostre-se, antes de tudo, como um parceiro que trabalha junto em prol do bem da organização. Saiba escutar, ofereça ajuda quando necessário e seja sempre comunicativo, sincero e leal.

Um líder que serve de exemplo é um dos principais fatores para motivar a sua equipe!

Prezar pela qualidade de vida

Cada vez mais as pessoas estão se preocupando com a qualidade de vida e isso tem se tornado um fator determinante para motivar e reter talentos dentro da organização.

Cuide da sua equipe: ofereça treinamentos, incentive cursos e pense até em novas possibilidades como horários flexíveis, home office e outras pequenas mudanças que podem alterar definitivamente a forma com que o seu colaborador vai se relacionar com a empresa.

Agora que você conhece essas poderosas estratégias de motivação, é só adotar pequenas mudanças na sua empresa e observar o impacto positivo para os resultados. E que tal dividir esse conhecimento com amigos e parceiros? É só compartilhar o texto em suas redes sociais!

DEIXE SEU COMENTÁRIO