Colaboradores motivados

Colaboradores motivados

Motivar sua equipe é uma estratégia muito importante para a produtividade sua empresa, afinal, seus colaboradores são responsáveis pelos resultados dela. Fazer esta gestão de pessoas parece ser um grande desafio, mas implementando estratégias simples e assertivas, é possível gerar ótimos resultados.

Segundo a OMS, “A riqueza de uma empresa depende da saúde dos trabalhadores’’. Principalmente em tempos de crise. Por isso, neste artigo, você vai aprender como aplicar ações planejadas, capazes de incentivar seus colaboradores. Confira!

Como manter seus funcionários motivados?

A lógica é simples: motivação gera felicidade, que gera produtividade. Mais do que conversas soltas, é preciso ter um cuidado para que seus funcionários participem da cultura corporativa.

Prepare a sua rotina de trabalho considerando os seguintes pontos:

  1. Crie um propósito para a sua equipe

Metas não servem apenas para a empresa como um todo. Elas servem como um norte para que cada colaborador saiba qual a sua importância dentro da organização e como trabalhar para ajudá-la a alcançar o sucesso.

Entenda que uma equipe motivada é aquela que sabe aonde precisa chegar. Por isso, é indispensável estabelecer metas e planos para o seu time — e acompanhar o que está sendo conquistado ao longo dos meses, calculando sua produtividade.

  1. Dê feedbacks aos seus colaboradores

A cultura de feedbacks é essencial e deve existir tanto para os retornos positivos quanto negativos. Segundo o estudo global do Top Employers Institute, dar feedbacks é considerado a melhor forma de medição de desempenho, pois é uma prática que encoraja e cria soluções para problemas, além de aprimorar habilidades.

Lembre-se de que os feedbacks devem ser individuais, para evitar qualquer constrangimento, e que deve ser um momento para expor suas expectativas e próximos desafios.

    3. Envolva os trabalhadores nas decisões

Os trabalhadores devem ser mais do que consultados ou informados sobre os processos da sua empresa: é importante mantê-los ativamente envolvidos, estimulando a troca de ideias, opiniões e feedbacks.
Esta é uma maneira de confiar, valorizar seus colaboradores e oferecer autonomia, pois assim eles colocarão em prática todo o potencial para pensar em soluções e inovações, por exemplo.

  1. Invista na qualidade de vida dos seus colaboradores

Pense em novas possibilidades como horários flexíveis, home office, folgas e recompensas salariais. É interessante pensar em práticas que se preocupam de fato com o bem-estar dos funcionários, como consultas com nutricionistas, ginástica e sessões de shiatsu. Essas alternativas poderão melhorar bastante o ambiente de trabalho. Adicionais como planos de saúde e odontológico também são muito importantes. Reconhecendo esta preocupação, eles ficarão satisfeitos com o emprego, o que aumentará a produtividade.

    5. Forneça café da manhã e lanches

Pode parecer bobo, mas criar estes momentos pode melhorar a motivação da sua equipe. Os gastos não precisam ser grandes, pois pão, manteiga, café e frutas são o suficiente. Essas refeições impedem que os colaboradores percam tempo saindo para lanchar ou chegando atrasados, além de criar um momento de integração e descontração entre as equipes.
Reserve um tempo para pensar no que sua empresa pode melhorar, ouça seus funcionários e garanta qualidade de vida para que eles dediquem o melhor na execução das tarefas do dia-a-dia.

Para complementar a ideia, confira 4 dicas para contratar o plano de saúde ideal para seus colaboradores.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO